top of page

Câmara aprova projeto que garante vaga preferencial em estacionamento para autistas


De autoria dos vereadores Tulio Micheli (PSDB) e Rochelle (PDT), foi aprovado, nesta quarta-feira (11), o projeto de lei que altera a lei municipal para a oferta de vagas preferenciais no município. De acordo com a proposta, pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) também serão contempladas nestas vagas, seguindo o que é estabelecido pela legislação brasileira. 


A vereadora Rochelle, ao defender o projeto, destacou que esta ideia surgiu por meio de um diálogo com uma mãe de criança portadora do TEA que, ao não encontrar vaga no estacionamento, buscou outras alternativas para ser atendida de forma rápida.


“Uma mãe um dia me procurou e falou ‘Rochelle eu estava com a minha filha, que é autista, no supermercado, e eu fui pedir pra passar na frente na fila porque a minha filha estava no carro e ela estava em crise, agitada, e as pessoas não deixaram’. Então há uma falta de compreensão nisso”. 


Em sua redação, o projeto prevê apenas uma readequação das vagas disponibilizadas no município, sem a necessidade de que os estabelecimentos criem novas vagas. Para isso, deve-se respeitar o critério já previsto em lei, incluindo a sinalização da fita quebra-cabeça, símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista. 


O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Uberaba e segue para sanção do Poder Executivo.


Commenti


bottom of page