top of page

Maio Amarelo: mês de prevenção aos acidentes de trânsito



O Movimento Maio Amarelo chama a atenção de todo o mundo para o alto índice de mortos e feridos em acidentes de trânsito. O objetivo é conscientizar as pessoas para a redução dos acidentes, pautando o tema em empresas, entidades e governos. Por simbolizar atenção, o amarelo foi a cor escolhida para representar a campanha, além de ser a sinalização de advertência no trânsito.

O objetivo do movimento é trabalhar uma ação coordenada entre Poder Público e sociedade civil para ações de conscientização. O Ministério da Infraestrutura, em parceria com as Secretarias de Trânsito e Mobilidade, os DETRANs, DERs, Polícias e demais órgãos de fiscalização, incentiva os demais órgãos públicos e privados para as ações.

De acordo com o Relatório Anual do DPVAT, produzido pela Seguradora Líder e com dados referentes ao ano de 2020, no ano apresentado foram pagas 310.710 indenizações. Deste número, 33.530 foram pagas por morte, 210.042 por invalidez permanente e 67.138 para custear despesas médicas. Em comparação ao mesmo período do ano anterior (2019), o número de indenizações sofreu uma queda de 12%, mas ainda apresenta dados alarmantes. O documento ainda destaca a ordem de estados mais indenizados, são eles (do maior para o menor): São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Goiás.

O Ministério da Infraestrutura divulgou, no seu site oficial, uma programação com eventos online realizados pelo DENATRAN, em alusão ao Maio Amarelo. Alguns ainda devem acontecer nas próximas semanas. Acompanhe, abaixo, os detalhes dos eventos.

Eventos do DENATRAN durante o Maio Amarelo 2021:

03 de maio – Abertura do Maio Amarelo 2021 - 10h (Transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN).

12 de maio - Live sobre Respeito e Responsabilidade no Trânsito - 10h (Via Microsoft Teams - Transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN).

27 de maio - Apresentação do Painel RENAEST - 15h (Via Microsoft Teams - Transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN).

31 de maio - Apresentação da Revisão do PNATRANS - 15h (Via Microsoft Teams - Transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN).

02 de junho - Encerramento do Maio Amarelo 2021 - 10h (Via Microsoft Teams - Transmissão ao vivo pelo Youtube do MINFRA e Facebook do DENATRAN).

34 visualizações0 comentário

תגובות


bottom of page