top of page

Como contribuir e participar da política?




Participar da política vai muito além do voto. Veja 15 formas de contribuir com a política:

CONSELHOS

Os conselhos são espaços públicos de participação do Estado e da sociedade civil, podem ser de natureza deliberativa ou apenas consultivos, a sua função é fiscalizar a execução de políticas públicas. Na sua cidade, com certeza, tem um conselho. Os mais conhecidos são: o de saúde e o de educação, mas existem vários outros.


ORÇAMENTO PARTICIPATIVO  

O orçamento participativo é um instrumento que o cidadão tem de participação e decisão no orçamento público da sua cidade, nem todas as cidades brasileiras têm esse instrumento. então, é importante que você verifique se a sua cidade tem.


AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

As audiências públicas são reuniões convocadas pelo Poder Público que unem especialistas da sociedade civil pra discutir problemas e soluções relativos a determinado tema. 

SESSÕES PLENÁRIAS

Você pode também acompanhar as sessões plenárias, seja presencialmente, pela TV ou pela internet. Você sabe quando acontece as sessões plenárias na sua cidade? 


PORTAIS DA TRANSPARÊNCIA

Os portais de transparência, são mecanismos garantidos pela lei da transparência, que obriga os Municípios, estados e a União a divulgar o uso dos recursos públicos. É lá que você, por exemplo, pode ficar sabendo qual o salário dos servidores públicos, dos vereadores, dos deputados e até do presidente. 


CONFERÊNCIAS

As conferências são importante instrumento de participação da sociedade civil, é quando o poder público chama as pessoas pra discutir o planejamento, o controle e a gestão de políticas públicas. 


SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Permite com que qualquer pessoa solicite acesso a informações públicas, tenha prazo estabelecido e a garantia de resposta. 


ENGAJAR EM COLETIVOS

Você pode se engajar em coletivos, movimentos sociais ou até mesmo organizar uma rede local de mobilização.


CAMPANHAS VIRTUAIS

Um meio muito utilizado atualmente tem sido as campanhas virtuais por meio de petições online.


SUGERIR PROJETOS DE LEI

Você pode propor um projeto de lei de iniciativa popular, esse mecanismo é garantido pela Constituição Federal, mas tem algumas regrinhas, tem que ter pelo menos 1% das assinaturas dos eleitores brasileiros, distribuídos em 5 estados, com ao menos 0,3% de eleitores de cada um desses estados. A mais conhecida lei de iniciativa popular é a Lei da Ficha Limpa.


Instrumento do Senado Federal que garante a qualquer cidadão criar ideias legislativas, se essa ideia tiver 20 mil assinaturas em até 4 meses, essa proposta é levada para a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa e se tiver parecer favorável, pode se tornar um projeto de lei.


TRABALHO VOLUNTÁRIO

Trabalhar no coletivo e pelo coletivo é uma forma de fazer política.


PARTIDOS POLÍTICOS

Embora enfrente grande resistência, os partidos políticos são legítimos e importantes meios de participação.


REDES SOCIAIS

Ouso e engajamento nas redes sociais se tornaram um instrumento de participação política, nelas é possível cobrar, fiscalizar e dialogar com o poder público e com os representantes.


APLICATIVOS

Neles é possível dialogar e fiscalizar, como por exemplo: 

O poder do voto

Meu Vereador

Nosso Mandato 

Colab 

Existem aplicativos que ajudam na coleta de assinaturas, pra projetos de leis de iniciativa popular. Por exemplo: Mudamos Mais


O objetivo aqui não é esgotar o tema, porque a política é feita pela ação das pessoas e não existe receita pronta. 


Gostou? Comente aqui abaixo se você tem alguma sugestão de tema para ser abordado aqui.


Obrigada!


Rochelle

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page