top of page

Como doar parte do Imposto de Renda em 2021?



Você sabia que o seu imposto de renda pode ajudar instituições beneficentes? Ao doar parte da sua contribuição, ela será destinada à causa de sua escolha, em vez de ir para o Fisco. Essa é uma garantia de que o dinheiro da sua contribuição deve seguir para essas organizações. Além disso, é uma ação que possui duplo benefício, já que não gera ônus ao contribuinte, que já destinaria este dinheiro para a Receita, e também apoia grupos que vão se fortalecer com esta contribuição, principalmente neste momento de pandemia.


Como doar?


Para contribuir com as instituições, o processo é bem simples. Ao declarar o Imposto de Renda, o contribuinte tem a opção de acessar a “Ficha de Doações” direto da declaração, acessando a opção “Doações Diretamente na Declaração”, assim ele pode direcionar ao fundo que pretende contribuir. As doações podem ser feitas durante todo o ano, podendo chegar a 6% de toda a contribuição. O valor é destinado às instituições beneficentes da criança e do adolescente ou do idoso, de acordo com a escolha do contribuinte, que também deve escolher se a contribuição será em âmbito municipal, estadual ou nacional. Vale lembrar que não é possível escolher uma instituição específica, mas sim a causa, que são as apresentadas anteriormente.


Caso não seja o próprio contribuinte que declara seu Imposto de Renda, é necessário informar ao declarante a intenção de doação. A dedução será feita no ato do preenchimento, gerando um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf) para pagamento, a ser entregue até o prazo final de envio da declaração. Para mais informações, é preciso acessar o site da Receita Federal. O prazo para a declaração do Imposto de Renda em 2021 é até o dia 30 de abril. Até o momento, o Governo Federal não sinalizou a prorrogação deste prazo, apesar do assunto ter gerado discussão no meio político.

58 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page