top of page

Quem, de fato, foi Tiradentes?




Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi um dos líderes da Inconfidência Mineira. Ele ficou conhecido por ter sido o único a receber pena de morte, através da forca, por ser um inconfidente. Tiradentes recebeu esse apelido porque exerceu a função de dentista por um certo período. Nascido em Minas Gerais, o inconfidente se envolveu neste movimento político já que não se agradava com os impostos excessivos aplicados pelo Império Português, fazendo com que a Capitania de Minas Gerais perdesse boa parte de suas riquezas.


A Inconfidência Mineira ganhou força em 1788, quando o movimento começou a ser preparado, de fato, com plano de ação para o próximo ano. Tiradentes chegou, inclusive, a apoiar a morte do Visconde de Barbacena, que atuava como uma espécie de governador da capitania naquela época. O fato não ocorreu porque um dos integrantes do movimento, José Silvério dos Reis, entregou todos os inconfidentes para o governo, como uma forma de quitar suas dívidas com a Coroa Portuguesa.


Inspirados em movimentos iluministas europeus, os inconfidentes demonstravam indignação com relação às cobranças do império, que vinham através do quinto e, posteriormente, da derrama. No primeiro, a coroa portuguesa cobrava um quinto do que era arrecadado com o ouro extraído na província (ou cerca de 20%). Com a queda da extração do ouro, na década de 1760, a Coroa demonstrou insatisfação e instaurou a derrama, que autorizava a tomada de posses dos mineradores, com o objetivo de cobrir o valor dos impostos.


Tiradentes era considerado o mais radical entre os inconfidentes. Depois de serem todos entregues por um dos seus, ele foi o único a assumir seus crimes contra a Coroa Portuguesa, o que fez com que fosse também o único a receber pena de morte, sendo enforcado no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado e exposto na cidade de Ouro Preto, como uma demonstração de força da Coroa contra aqueles que se revoltassem. Mesmo com toda a violência dos portugueses, é importante lembrar que a Inconfidência sequer foi colocada em prática, sendo denunciada antes mesmo de qualquer ação concreta.


Por muitas gerações, Tiradentes passou a ser visto como um símbolo pela busca de independência e liberdade no Brasil, inclusive pelos movimentos republicanos, retratado até mesmo como um mártir e herói nacional. Hoje, entendendo sua importância para a história do país, o dia 21 de abril é considerado feriado nacional, e o busto de Tiradentes está estampado nas moedas de cinco centavos (cor de cobre).

46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page