top of page

Você conhece o CAISM?


O dia 28 de maio é conhecido como o dia internacional da luta pela saúde da mulher. Entendendo que este tema é uma oportunidade para discutir as políticas públicas relacionadas ao tema, é preciso apresentar o trabalho desenvolvido pelo Centro de Atendimento Integral à Saúde da Mulher - CAISM, uma unidade dedicada a esse tipo de atendimento e com diferentes especialidades.

Em Uberaba, o CAISM oferece diferentes serviços, como a avaliação ginecológica e obstétrica, atendimento pediátrico, agendamento de laqueadura e vasectomia, coleta de papanicolau, aplicação de vacinas, distribuição de DIU, atendimento psicológico, banco de leite, auxílio para mães com dificuldade para amamentar e até mesmo o atendimento às mulheres vítimas de violência, através do programa Pró Viver Mulher.

Geralmente, esses atendimentos são oferecidos com o objetivo de aliviar a pressão das outras unidades de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), através de uma consulta agendada e especializada.

O CAISM, em Uberaba, encontrou algumas dificuldades de atuação durante a pandemia, com índices elevados de busca por atendimento e com uma fila considerável. Para isso, enquanto vereadora, protocolei alguns pedidos como a solicitação de informações, à Prefeitura, sobre os serviços disponibilizados e sobre a falta de insumos para a pasteurização do leite doado pelas mães para o Banco de Leite do local.

Apesar das questões levantadas no local, o órgão continua sendo uma importante referência nos cuidados com a saúde da mulher em Uberaba. O CAISM atende de segunda à sexta, das 7h às 17h e sua sede está localizada na Av. Leopoldino de Oliveira, 1160, Parque do Mirante.

233 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page